Escola_____________________________________________________________
Data ____/____/______ Série ____________
Professor
__________________________________________________________
Tema:
No Mundo da
Imaginação
Subtema: Os
Três Porquinhos na Linguagem Infantil
Justificativa:
O projeto
de desenvolvimento das linguagens oral e escrita intitulado No Mundo da Imaginação tem como
finalidade utilizar a história infantil “os três porquinhos” para, de maneira
lúdica e agradável, promover momentos de interação, permitindo que as crianças
desenvolvam, entre as múltiplas linguagens, a oralidade e a escrita, tendo como
ferramenta o brincar, o faz-de-conta, a fantasia, a dramatização e o desenho,
proporcionando um ambiente aconchegante que permite que as crianças se envolvam
com as atividades.
Público alvo:
Educação infantil – Jardim B
Objetivo geral:
Desenvolver a oralidade e a escrita por meio de atividades com história
infantil.
Objetivos específicos:
ü
Despertar o gosto pelas histórias infantis;
ü
Conhecer os personagens da história;
ü
Desenvolver a fantasia na dramatização da
história;
ü
Estimular a escrita através do desenho;
ü
Demonstrar a oralidade na recontagem da
história;
ü
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
Conteúdos trabalhados:
ü
Contagem e recontagem da história infantil
“Os três porquinhos”.
ü
Dramatização da história pelas crianças;
ü
Desenho dos personagens da história;
ü
Recontagem a partir das imagens, pelas
crianças.
Duração:
Quatro aulas
Metodologia:
1º dia:
Observar e dialogar com as crianças para a escolha do tema do projeto através
da participação delas, demonstrando conhecimentos prévios. Indagar sobre o que
elas mais gostam de fazer, tendo o cuidado de ouvi-las.
2º dia:
Desenvolver com as crianças a dramatização da história “os três porquinhos”.
Contar a história, lançar perguntas sobre os personagens, nomes deles,
características, etc.
3º dia:
Dialogar sobre a história, mostrar as imagens, depois pedir para que as
crianças desenhem os personagens e algo que lhe chamou a atenção na história de
maneira que elas sintam livres para desenhar o que imaginar.
4º dia:
Culminância do projeto: Promover a recontagem da história pelas crianças
através das imagens passadas em uma “televisão” confeccionada de papelão e
gravuras das cenas e personagens da história.
Recursos utilizados:
ü
Livros de história infantil;
ü
Materiais didáticos (lápis, borracha, lápis
de cor, giz de cera, etc.);
ü
Televisão confeccionada de papelão;
ü
Câmera fotográfica;
ü
Máscaras de material emborrachado;
ü
Folha de papel sulfite.
Avaliação:
No
final da aplicação do projeto as crianças deverão ser capazes de recontar a
historinha que foi trabalhada, utilizando os conhecimentos adquiridos,
demonstrando por meio da fantasia e criatividade o desenvolvimento da
oralidade, podendo também expressar a linguagem escrita através do desenho. O
professor, por sua vez, deve levar em consideração que o processo de
desenvolvimento da linguagem oral e escrita deve ser contínuo.
Referências:
CAMARGO, Luís. Ilustração
do livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995.
Coleção Clássicos
de Ouro. Editora Brasil Leitura. São Paulo.
__________. Os três
porquinhos. 1. ed. São Paulo: Ciranda Cultural.
COELHO, Nelly Novaes.
Literatura Infantil: teoria, análise–didática. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário